Apresentação
  Estrututa da direitoria  
  Serviços prestados pelo CIP  
  Instituições da comunidade  
     
INSTITUÇÕES DA COMUNIDADE

ESNOGA ESHEL ABRAHAM
Templo religioso

  SINAGOGA SHAAR HASHAMAIM
Templo religioso

WIZO
Organização feminina

 

NA'AMAT PIONEIRAS
Organização feminina

KADIMA BNEI AKIVA
Grupo infanto-juvenil

 

NACHAL
Grupo universitário

GUYL HASACHAV
Grupo da terceira idade

 

HEBRAICA-BELÉM
Sede campestre

 

ESNOGA ESHEL ABRAHAM

Endereço: Trav. Campos Sales, 715/733
Bairro: Campina CEP: 66017-180

 

Fundação: 1821
Fundador: Jacob Acris
Templo Atual: Inaugurado em 05 de setembro de 1950, projeto e construção
do Engenheiro Judá Eliezer Levy.

Diretoria Biênio 2008/2010:
Presidente: Ramiro Bentes
Vice Presidente: Elias David Dahan
Secretario: Menahem Serruya
Tesoureiro: Moysés Leão Melul
Diretor de Patrimonio: Jayme Bentes

Funcionamento: Diário
Horário: Segunda à quinta feira:
Shacharit: 06:00h
Minchá:18:15h
Arbit:18:45h

Domingo e feriado:
Shacharit: 07:30h

Shabat:
Shacharit: 08:00h
Minchá:17:00h
Seudá Shelishi:17:45h
Mossaê Shabat:19:00h

Contato: rbentes@interconect.com.br

Topo

 

SINAGOGA SHAR HASHAMAIM

A Sinagoga Shaar Hashamaim, foi inaugurada oficialmente em 1940 na R. Arcipreste Manoel Teodoro, 842 aonde funciona B'C até os dias de hoje. Com amplo apoio das famílias Benzecry e Israel, fundadores da mesma e com a colaboração do Engenheiro Judah Levy Z'L.

Temos hoje além do templo, um bonito salão de recepção, secretaria, um espaço infantil e Sinagoguinha, uma cozinha totalmente kosher, o espaço do grupo Kadima (fundado e funcionando desde 1968, uma Sucá com capacidade para duzentos e cinquenta pessoas sentadas, um Mikvê completo e uma tradição Sefaradita singular, com o nosso Chazan, Rav. Moisés Elmescany.

No segundo mandato, o Presidente Salomão Elias Benmuyal com a ajuda dos Diretores Leão Unger (Vice Presidente), Raquelita Athias (Secretária), Moisés Nahmias (Tesoureiro) e Moisés Barcessat (Diretor de Patrimônio), trabalham voltados para o administrativo e pelo religioso-espiritual.

Funciona todos os dias para assuntos administrativos, no Kabalat de Shabat às 18:00hs para Minchá, seguida do Arvit e posterior Seudá no salão de entrada da Sinagoga. Iniciamos a Tefilá 08:30hs, seguida de uma bonita seudá no salão de recepções. Minhá de Shabat, ás 17:30hs seguida da seudá Shelishi e Motsaêi Shabat com Avdalá. Funcionamos em todos os Yamim Tovim e nas páscoas comemorativas.

Com as portas sempre abertas para todos os Judeus do mundo todo.
Contato: salomaoelias@uol.com.br


Topo

 

WIZO

A WIZO é um movimento internacional de mulheres sionistas, fundado na Inglaterra em 1920 por REBECA SIEFF Trabalha em prol das mulheres.


A WIZO resgata mulheres e crianças do ciclo da violência, fortalece mulheres que vivem a margem da sociedade.
A WIZO é um entidade beneficente e cultural , que congrega mulheres que são voluntárias atuando em mais de 50 Federações por todo o mundo.
A Wizo é apartidaria.


A WIZO é reconhecida pela ONU, tendo embaixada na UNISEF. Promove o intercâmbio e ajuda as entidades necessitadas da divulgação da cultura judaica.. Auxilia creches, asilos, escolas e também faz donativos as pessoas necessitadas.
No Brasil foi fundada em 1942, e em Belém em 1947.


As creches qua são ajudadas pela Wizo são de múltiplas finalidades, proporcionando atenção especial ás crianças em situação de risco, bem como apoio às suas famílias. Crianças que recebem cuidados especiais e educação.
A Presidente da WIZO BRASIL é a chaverá Sarita Lea Schaffel .
A Presidente da WIZO Pará é a chaverá Clara Nahon Mendes.

Contato: claranahon@yahoo.com.br


Topo


NA'AMAT PIONEIRAS
NA’AMAT PIONEIRAS GRUPO “CECILIA MEIRELLES”

Foi fundada em 08 de Maio de 1972 por Chava Levson Z’L Presidente do Executivo Nacional na época.

É uma Organização formada por mulheres judias, trabalhadoras e voluntárias.

Seu objetivo é:
   • Promover intercambio cultural e social entre Na’amat Israel e Na’amat Brasil.
   • Estimular a mulher a assumir cargos de liderança.
   • Contribuir para a justiça social, ajudando várias entidades em Belém.
   • As atividades culturais e sociais que promove, conta com uma boa receptividade da sociedade de Belém, destacando-se o Festival de Saladas.
   • Hoje o maior anseio é a adesão de novas voluntárias, essencial para sua existência.

PRESIDENTES:

Alice Serruya Z’L – Helena O. Benzecry – Messody Zagury –
Luba Kabacznik Z’L – Elka K. Zatz – Esther Serruya Z’L – Safira Benzecry – Estrela Queiroz – Fortuna Bentes – Sandra Nahon – Clara Elmescani – Elka K. Zatz

Contato: elkakzatz@yahoo.com.br

Topo
 


KADIMA BNEI AKIVA

O Grupo Kadima está situado na cidade de Belém, Estado do Pará, aos fundos da Sinagoga Shaar Hashamaim, sito Rua Arcipreste Manoel Teodoro, 842.

Na sede há atividades ocorrendo todos os sábados, das 15:30 às 19:30hs e nela são realizados jogos educativos, peulot(palestras) sobre temas religiosos/sionistas/atuais. O lanche kasher/parve é sempre servido após a minchá (oração da tarde). As atividades encerram-se com a leitura da Havdalá (Distinção entre o dia Santo e Profano).

Eventualmente, são realizados passeios durante a semana e até mesmo em finais de semana, visando sempre a união do grupo e a divulgação do judaísmo. Como também, realizamos machanot (acampamentos) anuais geralmente do mês de julho.

Este grupo já funciona a 40 anos, fundado no dia 18/02/1968, tendo como base o lema “Torá Vetzion”, influenciando esta comunidade por várias gerações e atualmente sendo a única instituição educacional informal da comunidade judaica de Belém.

Ano passado o grupo estabeleceu uma parceria com a Tnua Noar Bnei Akiva, se tornando a partir dessa data integrante do movimento mundial do Bnei Akiva.
A responsável atual do grupo Kadima Bnei Akiva é a chaverá Raíssa Zecry.

Contato: kadimabneiakiva@hotmail.com

 

 

Topo

 

NACHAL

O Grupo Nachal (Sigla de Juventude Pioneira e Combatente), surgiu quando alguns jovens da comunidade perceberam a carência de atividades e programação comunitária que falassem a língua dos jovens. Estes, que já não tinham mais idade de continuar freqüentando o Kadima (grupo infanto-juvenil) e não tinham mais espaço em nenhuma outra entidade da comunidade.


Sua fundação aconteceu no dia 14/06/03 com uma festa, na qual todos os jovens de nossa comunidade foram convidados.
O grupo pretende estimular e incentivar os jovens,com uma programação dinâmica e descontraída, a conhecer e entender um pouco mais sobre suas origens e seu povo, através da participação de seus membros nos eventos sócio-religiosos da comunidade.


A importância do grupo está no fato de seus membros serem essenciais para a sobrevivência de nossa comunidade, uma vez que serão eles os responsáveis pela preservação de nossos costumes e tradições, num futuro que já está na porta!
Além de tentar sustentar e contribuir para o enriquecimento do espírito judaico que está aceso dentro daqueles que freqüentaram o Kadima, ele servirá também, como uma oportunidade para os que não tiveram esta chance, possam , definitivamente, reascender a chama do judaísmo, como religião e modo de vida.


O diferencial do Nachal está na sua flexibilidade, na qual todos os membros podem estar opinando e interagindo com os organizadores.
Além disto, chegamos com a idéia da realização de eventos em conjunto com todas as entidades da comunidade, para que estas se fortaleçam.

    • O Nachal é para aqueles, que depois do Kadima, sentem a necessidade de continuar a aprender cada vez mais sobre o judaísmo;
    • O Nachal é para aqueles que não costumam freqüentar a comunidade, mas que não escapam das perguntas sobre as suas raízes e, precisam, urgentemente, de uma oportunidade para que possam se re-integrar ao dia-a-dia da comunidade, de modo que se sintam bem!
    • O Nachal é para todo e qualquer jovem judeu, e vai atuar como seu porta-voz frente às demais entidades.

O responsável atual do grupo Nachal é o chaver Daniel Pinto.

Contato: pintodg@hotmail.com

 

Topo

 

GUYL HASACHAV

Inauguração 21/04/2003
objetivo: esclarecimento e lazer para os idosos da comunidade saúde e religiao

O grupo Guyl Hazahav (Idade de Ouro) fundado em 21 de Abril 2003, com o objetivo de congregar os membros da nossa comunidade na faixa da terceira idade, propiciando esclarecimentos, entretenimento e trocas de experiências, além de servir como ambiente onde seus membros tem reconhecido os trabalhos relevantes prestados para a comunidade.

A responsável atual do grupo Guyl Hasachav é a chaverá Pérola Benguigui.

Contato:
perolanahon@hotmail.com

 

Topo

 

HEBRAICA-BELÉM

Sede campestre do Centro Israelita do Pará, fundada no dia 27 de outubro de 1974. Localizada na estrada de Benfica Km02, tem como objetivo congregar e integrar a comunidade israelita paraense, disponibilizando um amplo espaço para atividades sociais, culturais, desportivas e recreativas.

Possuindo campo gramado de futebol, quadra de volley e piscinas infantil e para adultos. Valorizando o esporte e lazer de nossa comunidade.
O responsável atual da Hebraica-Belém é o chaver Aarão Serruya.

Contato:
hebraica@centroisraelitadopara.com.br.

 

Topo

 


Patrocinadores


Seja um patrocinador

Inbox Mídia - Sinalização Digital, Digital Signage, TV Corporativa e Soluções Web. Tornar CIP site principal



Adicionar ao favoritos

Home | Quem somos | Artigos | Fotos | Notícias | Agenda de Notícias | Fale Conosco
 
2007©Centro Israelita do Pará. Todos os direitos reservados.
Tv. Dr Moraes Nº37 CEP:66036-080 Nazaré – Belém - Pará
Tel./Fax (+55 91) 3223-4671